Curiosidades sobre as aves
Página inicial  O Canto das aves.Home
 
Curiosidades

Neste espaço você pode conhecer algumas curiosidades a respeito das aves de modo geral e outras específicas destes vertebrados tão especiais.

Abutre - tem a região do pescoço sem penas, ou com uma plumagem curta, o que lhes permite alcançar os órgãos internos do animal.

 

Águia do mar - captura seus alimentos aquáticos voando baixo sobre a superfície da água, com as garras esticadas e sempre prontas para dar golpes certeiros.

 

Arara - é imbatível em seu talento de repetir vozes humanas, repete frases, canta, imita o miado de gatos e solta estridentes assobios.

 

Ave-cetim - é capaz de com frutos de cor violeta fabricar uma tinta da mesma cor. Ela tinge o próprio peito para atrair a fêmea.

 

Avestruz - veloz e atento, ele está sempre vigiando o horizonte no menor sinal de perigo. Famosos por ingerir objetos estranhos, como latas, relógios e pedaços de metal.

 

Casuar - é uma ave que se irrita com facilidade, tendo acessos de fúria quando é contrariada, investe contra o inimigo com o bico afiado e as garras robustas. Corre com rapidez, salta e nada muito bem.

 

Cegonha - até hoje se acredita que, se um casal de cegonhas faz seu ninho no telhado de uma casa é sinal de sorte.

 

Colhereiro - tem o bico muito diferenciado das outras aves, pois ele se assemelha bastante a uma colher. Longo, alongado e achatado, ele é infiltrado na água para recolher o alimento.

 

Condor - o macho apresenta uma crista carnuda e é bem maior do que a fêmea. Ele plana aproveitando as correntes de ar.

 

Coruja - a disposição de seus olhos permite uma superposição quase completa do campo visual dos dois olhos, assim ela tem uma ótima percepção do relevo e da distância.

 

Ema - dorme durante o dia, quando está muito calor, só saindo à tardinha em busca de seu alimento.

 

Falcão peregrino - chega a atingir a velocidade de 250 km/h com as asas parcialmente fechadas, quando mergulha sobre a sua presa.

 

Flamingo - sua plumagem assume o tom rosado por causa do tipo de alimentação à base de crustáceos que ele filtra da água ao se alimentar.

 

Fragata - seu macho durante o namoro, exibe o saco de pele vermelha no papo, enchendo-o de ar.

 

Galinhas - costumam ingerir pedras junto com os grãos para facilitar a digestão mecânica na moela, aonde acontece a trituração do alimento.

 

Ganso - um único macho se reproduz com várias fêmeas, o que é mais econômico para o bando. É dele que se produz o patê de foie gras.

 

João de barro - constrói a sua casa com barro úmido do tamanho de grãos de ervilha em apenas quinze dias. Sua casa tem dois cômodos: a câmara incubadora e a antecâmara. Quando se sente traído o macho veda a entrada da casa com a fêmea dentro.

 

Martim pescador - mergulha com o corpo todo esticado na água para apanhar peixes, vai em seguida pousar novamente num galho de árvore.

 

Pavão - na época do acasalamento o macho corteja a fêmea erguendo a cauda e abrindo-a  num imenso leque de longas e magníficas plumas.

 

Pelicano - para apanhar peixes na água com pouca correnteza, os pelicanos ficam em grupo, formando um semicírculo e batem fortemente as asas para espantar os peixes e encurrala-los em um determinado lugar.

 

Pica pau - é capaz de projetar a sua língua de 3 a 4 centímetros para fora do bico, para capturar as larvas de insetos escondidas na madeira.

 

Pingüim - é um pai devotado, cada casal cuida apenas de um ovo, que é incubado numa prega do abdome e colocado sobre as patas, protegido do solo gelado.

 

Rola - enquanto faz a digestão dos seus alimentos, ou mesmo quando está muito frio. Ela infla então as suas penas para aumentar a proteção ao redor de seu corpo.

 

Tucano - os indígenas acreditam que quando um bando ruidoso de tucanos se junta, é sinal de que vai chover.

 

Turaco - o brilho metálico de sua plumagem é devido à presença de pigmentos à base de cobre, a turacina dissolve-se com certa facilidade na água.

 

Uirapuru - é um pássaro típico do norte do Brasil e acredita-se que ao ouvi-lo cantar, todos os outros pássaros o imitam. Com um longo canto melodioso sua intenção real é atrai a fêmea.

 

Home
Índice Introdução  Aves Sons Sugestões Anatomia  Bicos e patas Habitats Gifs Videos Ovos Penas Migração Contatos